NEOIN NOTÍCIAS

  • Home
  • Lucrativo, mas trabalhoso, comprar terreno pode compensar menos que cota de empreendimento

Lucrativo, mas trabalhoso, comprar terreno pode compensar menos que cota de empreendimento

  • setembro 29, 2022
  • por admin

Comprar terreno é considerado um dos melhores investimentos do mercado imobiliário. Isso acontece porque, além de se tratar de um investimento seguro, tem um ótimo potencial para gerar lucros no longo prazo.

No entanto, apesar de todas as vantagens à primeira vista, ao se considerar a dedicação e conhecimentos necessários, bem como o tempo para se obter o retorno esperado, esta pode não ser a melhor opção para aportar o seu dinheiro dentro do mercado imobiliário. Veja a seguir os prós e contras desta modalidade na comparação com as cotas de empreendimento.

 

Conhecimento é dinheiro

Assim como acontece ao se adquirir um imóvel já pronto, a localização será determinante para o valor final do negócio no caso de quem compra um terreno para construir. Nesse sentido, é importante pesquisar o valor do metro quadrado da região, bem como verificar sua acessibilidade, segurança e infraestrutura de comércio e serviços nos arredores.

Este, porém, é apenas o primeiro passo. Mais adiante, será preciso pensar em uma série de outros fatores, incluindo o perfil de imóvel a ser erguido no local, o que envolve algum entendimento sobre o público-alvo a quem se pretende vender, da oferta e da demanda imobiliária do bairro.

 

Lucro com muito suor

Se o objetivo do investidor é ganhar o máximo de lucro possível, será preciso se dedicar integralmente ao negócio e acompanhar de perto cada passo do projeto, desde os primeiros tijolos até a finalização da obra. Tudo isso demanda muito tempo do investidor, que poderia utilizá-lo para ganhar dinheiro de outras maneiras.

Uma alternativa é contratar pessoas especializadas. No entanto, terceirizar as tarefas diminui consideravelmente o lucro final. Além disso, será preciso encontrar no mercado profissionais capacitados e de confiança, o que nem sempre é simples – e demanda tempo também.

Por fim, na hora de vender o imóvel, o investidor precisará recorrer a corretores e pagar comissão, que corresponde a 6% do lucro final.

 

Simples e sem dores de cabeça

Ao contrário de quem compra terreno para construir, aqueles que optam pelas cotas de empreendimento imobiliário encontram muito menos dores de cabeça para alcançar bons retornos, que variam entre 18% e 24% ao ano.

O grande trabalho deste investidor será selecionar um bom projeto para aportar seu dinheiro. Uma vez feito isso, é possível se valer de toda a estrutura da própria construtora, que já conta com profissionais especializados nas áreas de construção civil, marketing e vendas para ajudar na comercialização das unidades, fator determinante para rentabilizar os investidores.

Outro ponto a se considerar são os impostos. Na hora de vender ou alugar um imóvel, é preciso pagar vários tributos sobre o ganho de capital, o que corrói os lucros.

Por outro lado, todas as taxas de quem investe nas cotas de empreendimento são pagas pela própria construtora e pelo cliente que compra a moradia. O cotista recebe seus lucros na forma de dividendos, que são livres de Imposto de Renda.