NEOIN NOTÍCIAS

  • Home
  • Cotas de empreendimento: receber por mês ou ao final do período?

Cotas de empreendimento: receber por mês ou ao final do período?

  • setembro 29, 2022
  • por admin

Uma das principais dúvidas de quem investe nas cotas de empreendimento imobiliário está em definir a melhor maneira de receber o lucro. Isso porque, além contar com toda a segurança de um dos mercados mais tradicionais do Brasil e com uma ótima rentabilidade, que gira em torno de 18% a 24% ao ano, os cotistas também podem optar entre duas formas de acessar seus rendimentos: todos os meses ou ao final do período de investimento.

Para escolher a melhor modalidade, é preciso considerar tanto suas vantagens e desvantagens, quanto os objetivos e expectativas da própria pessoa em relação ao capital alocado. Veja a seguir o que avaliar para não errar na hora de tomar a sua decisão.

 

Foco no valor final

Para aqueles que possuem um foco maior no valor final e buscam sempre a máxima rentabilidade com seus investimentos, a melhor alternativa é receber todo o lucro ao final do período estipulado em contrato, que geralmente varia de 12 a 24 meses. Isso porque, ao fazer esta opção, você deixará o capital parado e rendendo durante todo o período, o que faz com que o valor de resgate seja superior.

No entanto, é preciso ter em mente que este é um investimento de médio prazo e os lucros serão afetados caso você necessite mexer no dinheiro antes do previsto.

Em geral, são necessários 45 dias para se efetuar um resgate antecipado das cotas, e a pessoa receberá o valor acordado para o final do contrato com um desconto de 10%, o que ainda garante lucro na operação. Portanto, o ideal é só fazer esta opção caso esteja seguro de que o dinheiro investido não será demandado tão cedo.

 

Foco na renda extra

Por outro lado, quem deseja construir uma carteira que proporcione rendimentos extras recorrentes deve priorizar os dividendos mensais. É uma ótima alternativa para os que buscam complementar a aposentadoria, por exemplo, ou obter um reforço na renda para arcar com a faculdade dos filhos.

Na prática, a opção é bastante semelhante a um aluguel, com as vantagens de ser isenta de imposto de renda e dispensar a necessidade de se buscar um locador ou arcar com todos os custos e manutenções associadas a um imóvel.

Contudo, é importante esclarecer que o montante final será um pouco menor na comparação com aqueles que escolhem receber ao final do contrato.

Isso acontece porque o retorno das cotas de empreendimento é proporcional ao tempo em que o capital fica alocado, e você estará todos os meses antecipando partes dos lucros. Ainda assim, é uma modalidade que traz vantagens para quem busca um complemento de renda ou mesmo deseja ter maior segurança ao ver o dinheiro rapidamente cair na conta em sua primeira experiência como cotista.