NEOIN NOTÍCIAS

  • Home
  • Como pesquisar por uma construtora antes de se tornar cotista?

Como pesquisar por uma construtora antes de se tornar cotista?

  • setembro 29, 2022
  • por admin

Todo bom negócio, antes de ser concluído, demanda muita pesquisa. Afinal, a melhor forma de minimizar os riscos de um investimento é reunir o máximo de informações que tragam segurança sobre o local onde se irá colocar o patrimônio. Com as cotas de empreendimento imobiliário não é diferente. Confira a seguir as principais dicas para pesquisar sobre uma construtora e seus empreendimentos antes de se tornar um cotista.

 

Dê preferência ao presencial

A internet traz inúmeras facilidades. Contudo, para algumas coisas, nada substitui o contato pessoal. No caso do mercado imobiliário, é fundamental conhecer pessoalmente a construtora e seus diretores. Além disso, vise empreendimentos anteriores e converse com as pessoas que adquiriram imóveis para saber se houve problemas como atrasos.

Conhecer obras em andamento também pode ser de grande ajuda, pois elas trazem informações sobre o fluxo de caixa da empresa. Afinal, um prédio em fase de acabamento indica um investimento de alguns milhões de reais, o que mostra que a empresa tem capital para financiar a construção.

No caso das cotas de empreendimento, não deixe de entrar em contato com outros investidores, tanto para saber se os rendimentos mensais estão sendo pagos em dia, quanto para se informar se aqueles que ficaram até o final de um projeto realmente receberam o aporte total juntamente com o lucro.

 

Filtre as reclamações

Outra maneira de reunir dados sobre a construtora é realizar um levantamento das reclamações e de seu histórico judicial. No entanto, é preciso separar queixas que envolvem outros assuntos, como brigas trabalhistas e distratos, daquelas que realmente podem trazer preocupações para o futuro investidor.

Nesse sentido, ferramentas como o “Reclame Aqui” podem não se mostrar tão eficazes por serem facilmente manipuláveis. Uma pessoa pode, por exemplo, replicar dezenas de vezes a mesma reclamação, fazendo com que um único caso aparente ser vários.

Vale ficar de olho também com os distratos, pois mesmo que os prazos previstos em contrato estejam sendo cumpridos, algumas pessoas registram queixas em uma tentativa de acelerar o processo. O mais importante para o cotista é verificar se algum destes problemas ou processos na Justiça dizem respeito a investidores que investiram na empresa e tiveram dificuldades para reaver o capital e obter os lucros prometidos.

 

Olho no contrato

Por fim, depois de conhecer pessoalmente e se informar sobre a empresa, é preciso estar atento a um último ponto: o contrato. No mercado imobiliário, prevalecem dois tipos de instrumentos jurídicos. O primeiro deles é a Sociedade de Proposta Específica (SPE), na qual a pessoa integra o CNPJ da construtora e tem responsabilidade perante terceiros, inclusive do ponto de vista judicial.

Já os contratos firmados sob o modelo de Sociedade em Conta de Participação (SCP) garantem que o investidor entre apenas como sócio oculto. Dessa forma, ele recebe os lucros por meio de dividendos, que não são tributados, e não participa da vida jurídica da construtora.